chicago pneumatic ferramentas industriais soquete de impacto

Os diversos modelos de soquetes para chave de impacto disponíveis no mercado podem ser divididos em duas categorias: soquete de impacto e soquete manual.

Basicamente, o soquete de impacto deve ser utilizado em ferramentas pneumáticas ou elétricas, enquanto os soquetes manuais são permitidos apenas em ferramentas manuais.

Vamos entender o que pode acontecer se não respeitarmos essas indicações e como diferenciar os dois tipos de soquetes para evitar acidentes.

O que acontece se eu usar um soquete manual em uma chave de impacto?

O soquete vai durar menos: ao contrário dos soquetes manuais, os soquetes de impacto são projetados para suportar e absorver o choque momentâneo de cada impacto, evitando, portanto, rachaduras ou rupturas e prolongando a vida útil do soquete.

A operação será insegura: se o soquete manual for usado em ferramentas de impacto, a possibilidade de rupturas é muito alta. Isso pode comprometer a segurança do operador e de quem mais estiver em volta: qualquer rachadura no soquete pode fazê-lo explodir a qualquer momento, provocando ferimentos graves.

A operação será menos eficiente: apenas os soquetes de impacto proporcionam um ajuste perfeito às ferramentas pneumáticas e, portanto, evitam deformações incomuns ou danos ao quadrado de encaixe da ferramenta.

Como diferenciar um soquete de impacto de um soquete manual?

À primeira vista, é muito fácil diferenciar os dois: os soquetes de impacto são foscos, geralmente na coloração preta e com paredes mais espessas, enquanto a maioria dos soquetes manuais é brilhante e com paredes finas.

Mas também existem outras diferenças a serem consideradas:

chicago-pneumatic-ferramentas-industriais-soquete-de-impacto-2

A Chicago Pneumatic possui um amplo portfólio de ferramentas e acessórios que atendem às mais diversas necessidades. Para conhecer as opções disponíveis entre em contato e fale com um de nossos especialistas.

chicago_pneumatic_ferramentas-industriais_expert_daniel_dacal

Este artigo foi relevante para você?

Clique na estrela para avaliar

Média 5 / 5. Total de votos: 4

Não há votos! Seja o primeiro a avaliar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *